sexta-feira, 12 de março de 2010

Texto e interpretação 4º e 5º ano

TEXTO: O FANTASMA


A televisão não tinha chegado até a fazenda porque  era insuficiente energia. À noite, as mulheres se distraíam ouvindo rádio de pilha enquanto costuravam.Os homens gostavam de se reunir para conversar. O ponto escolhido foi o terreiro de café que ficava entre a casa do administrador e a Casa de D. Alzira: portanto, à distância de um grito.
Nessa noite, Falavam de fantasmas. Cada um tinha uma história, contar que ouviram, ou uma experiência pessoal que infelizmente (ou felizmente?) Não provava nada.
___Eu me lembro de um caso interessante__disse Vicentino.Os ouvintes mais se aproximaram dele. Por que será que gostamos de ficar bem juntinhos quando ouvimos estórias de fantasmas? Para melhor ouvir? Ou porque sentimos mais seguros estando bem perto uns dos outros? "Eu morava__ num sobrado na cidade e todas as noites acordava com um barulho de correntes que se arrastavam .Nada de gemidos ou gritos, nem uma palavra. Só aquela corrente que se arrastava para cá e para lá. Um mistério! Era tão impressionante que eu acordava e não conseguia mais dormir.Depois de uma semana assim, eu sempre esperando e procurando criar coragem, pensei comigo: tenho que dar um jeito nesse danado. Arranjei um um pedaço de pau, nem sei porquê, pois sabia que com fantasma não adianta usar um pedaço de pau, e que assim o barulho começou, subir devagarinho.Quando eu andava, o barulho cessava. Quando eu parava, ouvia a corrente se arrastando. "Ele" devia estar bem perto porque percebia que ia chegando gente. Abri um arranco num porta, entrei depressa e dei um grito para ver se o fantasma se assustava comigo.Sabem que deu certo? Ouvi uma voz rouca e assustadora: roc, rooc, roooc, se não tivesse tão apavorado teria rido pra valer.Bem  no meio do quarto, todo arrepiado e Trêmulo, estava ... um papagaio! O bichinho escapava do poleiro todas as noites e "assombrava" a gente passeando de um lado para outro com uma perninha corrente presa na perninha . Os  "meninos riram aliviados. Esse era o divertido fantasma.

Maria Teresa Guimarães Noronha. Férias em Xangrilá.

1) Com relação ao texto podemos dizer que ele é do gênero:
() Narrativo () instrucional / informativo narrativo () / descritivo () poético () Guia de Turismo bilhete ()

2) Leia o texto com bastante atenção e responda:

A) Qual é o fantasma da História ?__________________________________.

B) Quem contou a história? Quando um contou ?________________________.

C) Para quem ele um contou________________________________________.

D) Havia meninos entre uma roda de pessoas ou só adultos? Justifique com as palavras do texto.__________________________________________________________________________________________ Onde estavam os ouvintes da História ?__________________________________.

E) Onde aconteceu o caso do fantasma ?___________________________________.

F) O Vicentino teve medo do fantasma? () Sim () nãoJustifique uma resposta sua :__________________________________________________________________________

3) "Ele" devia estar bem perto porque percebia que ia chegando gente.O pronome grifado se refere: () uma Vicentino () ao papagaio

4) Observe a seguinte frase ". __eu Me lembro__ começou num sobrado ele__ na cidade e todas as noites ..." As palavras são faladas em destaque; () por Vicentino () pelas crianças () pelo papagaio () pelo narrador

5) Por que podemos dizer que este é um texto narrativo / descritivo._______________________________________________________________
_____________________

6) "A distância de um grito" significa: () perto () a uns cem metros. () Um duzentos metros uns. () Longe.

7) Em "nos sentimos mais seguros estando bem perto". Mais seguro significa: () presos mais. () Mais protegidos. () Econômicos.8) Em um "barulho que se arrastavam sem andar de cima". No andar de cima refere-se: () ao barulho das correntes. () Andar ao (= caminhar) do fantasma. () Ao pavimento superior do sobrado.

8) "acordava com um barulho de correntes", no texto é equivalente a: () um barulho de corrente me acordava. () Acordava quando ouvia um barulho de corrente.

9) Leia a frase: "teria rido a valer", como significam palavras destacadas: () bastante para apostar () () ganhar de verdade (para) uma aposta

10) "O bichinho escapava do poleiro todas as noites e" assombrava "a gente". Os verbos destacados estão no tempo presente, passado ou futuro ?______________. reescreva a frase passando os verbos para o tempo futuro.___________________________________________________________________.
 
11) Escreva uma frase por que com, porque e por quê :_____________________________________________________________________________
 
VOCÊ É MUITO ESPECIAL !!!!!!!!

56 comentários:

  1. zezeazevedo66@hotmail.com30 de julho de 2010 às 20:51

    É um Blog de grande valia , pois sou professora do 5º ano e as vezes encontro dificuldades para encontrar textos novos e interessantes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. amei o teu blog!
    É muito bom encontrar coisas diferentes p/ nossos alunos. Obrigado! Noami s.Z.Piratini

    ResponderExcluir
  3. CLEUSA MOREIRA DA SILVA14 de setembro de 2010 às 20:43

    ADOREI SEU BLOG! CONFESSO QUE IREI VISITÁ-LO MAIS VEZES. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  4. SEU BLOG É ÓTIMO. VALEU APENA ENTRAR.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom...obrigada....e coloquem outros textos, por favor.

    ResponderExcluir
  6. Oi amei o teu blog, que bom que existe pessoas como vc, que gostam de compartilhar os conhecimentos, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS! SEU BLONG É + VALEU....RITA SANTANA \AJU/SE.

    ResponderExcluir
  8. GERSON CARLOS, GUARACIABA DO NORTE CEARÁ

    ADOREI O SEU BLOG. VOU VISITAR DIARIAMENTE.
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  9. Marcelo Donizeti de Toledo9 de fevereiro de 2011 às 18:07

    Ótima ferramenta pedagógica! Parabéns, continue assim!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu blog! Que bom que existem trabalhos dessa natureza para auxiliar outras.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Sou mãe de um menino de 10 anos. Ele cursa o 5º ano do ensino fundamental. Estou sempre em busca de textos interessantes para que eu possa esta assisntindo-o em casa. Tive alguns problemas com ele na fase inicial, mas após 2 anos de acompanhamento psicopedagógico ele está bem. Graças a DEUS meu filho encontrou seu momento mágico. Mas eu não baixo a guarda nunca.Adorei o material encontrado. Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu blog. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  13. gostei do seu blog e da sua historia so que tem muita pergunta e minha mae mim fez copiar e respnder no caderno tudo thauuu

    ResponderExcluir
  14. Muito bom seu blog, parabéns!
    Sully Martinere

    ResponderExcluir
  15. OBRIGADA JEANNE. ESTA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ME AUXILIARÁ MUITO.BJOCAS.

    ResponderExcluir
  16. Olá, sou professora do 4º ano fundamental e gosto de variar as atividades e adoreiiiiiii...seu espaço.PAREBÉNS...

    ResponderExcluir
  17. legal,muito interessante me ajudou bastante.bjs

    ResponderExcluir
  18. OI JEANNE GOSTEI MUITO DO SEU BLOG. AGRADEÇO PELO TEXTO. ESTAVA PRECISANDO. BEIJOS PROFESSORA CRISTIANY

    ResponderExcluir
  19. Gostei do texto mas está cheio de concordâncias estranhas como, por exemplo ," uma perninha corrente presa na "meninos".

    ResponderExcluir
  20. Preciso sempre de bons textos para estudar com meus filhos. Obrigado, Paulo Cezar Pinheiro

    ResponderExcluir
  21. visitem o blog
    www.blogtudo.blogspot.om

    ResponderExcluir
  22. legal iz tudinho é facil d+ parabens

    ResponderExcluir
  23. OLÁ!!!
    GOSTEI DO TEXTO E JÁ ESTOU COPIANDO PARA APLICAR EM UMA ATIVIDADE.

    FAÇA UMA VISITA AO BLOG QUE CRIEI JUNTO COM UMA COLEGA.
    OBS> ACHEI ALGUNS ERROS NA ESCRITA DO TEXTO. NÃO ENTENDI O PORQUÊ?!
    http://tecnologiaemsa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Jê, gostei muito do seu blog. Gostei muito também de conhecer o Luck, pois tenho a minha Mel, que é muito parecida com ele. Pena que não consegui colar a foto dela...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Oi!!!
    Adorei as atividades aqui criadas por você,mas encontrei uma certa dificuldade,pois não encontrei planos de aula com objetivos especificos.Tenho dificuldades em montar,já que onde trabalho os objetivos especificos são exigidos semanalmente.
    No mais,parabéns pelo lindo trabalho em prol da educação!!!
    Nós ,professores ,sentimos falta de sites seguros e criativos onde podemos consultar sem medo!!!rsrs
    Bjss!!!

    ResponderExcluir
  26. legal que bom que existe pessoas que nem voce! Não fica com os conhecimentos só pra se, mas compartilha... valeu.. blos

    ResponderExcluir
  27. olha o seu blog é de grande valia pode ter certeza disso,os textos vão me ajudar bastante, já que meus alunos tem muita dificuldade de interpretação. valeu!que bom q podemos contar com pessoas assim.

    ResponderExcluir
  28. Oi,Jê
    Que bom te conhecer. Estamos no mesmo barco. Lutando pelo que acreditamos: Educação com qualidade.
    Aguardo tua visita no meu blog: lucia-apasionadapelavida.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  29. OLÁ SOU PROFESSORA DA CIDADE DE CABREÚVA E GOSTEI MUITO DO SEUS TEMAS PARABÉNS

    ResponderExcluir
  30. Oii, comecei a trabalhar agoora com 4°, 5° e 6° ano... Seus textos são otimos... Me ajudaram muitoo... bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  31. Seu blog me ajudou mto.Mas o q mais gostei foi dessa coisa fofa q é o Luck.

    ResponderExcluir
  32. te encontrei na hora certa. Obrigada!
    bjsss

    ResponderExcluir
  33. gostei bastante! obrigado

    ResponderExcluir
  34. Meu alunos adoraram o texto, obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Gostei do seu textooo muito
    Valeu tava precisando mesmo dele

    ResponderExcluir
  36. Oi Jeanne,sou Gisele Ximenes, professora cearense.Conhecer seus trabalhos foi, é e será sempre um verdadeiro presente. Que bom q você existe e nos auxilia mesmo de um estado tão longe.Obrigada. Feliz 2012.......Grande abraço.

    ResponderExcluir
  37. Olá Jeanne, adorei seu blog, com certeza está auxiliando muitos professores. Parabéns por essa importante ferramenta de trabalho. Erilane Tianguá - Ceará.Tudo de bom para vc!

    ResponderExcluir
  38. Adorei seu blog, obrigada pelas idéias maravilhosas, e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  39. gostei e aprendi muito
    estou estudando para a prova de amanhâ (portugues)

    ResponderExcluir
  40. Olá gostei do texto.Muito bom para trabalhar com os alunos. ok

    ResponderExcluir
  41. Adorei seu blog, sou professora do 4° e 5° ano de uma escola do municipio de Araripina/PE
    Estou Iniciando agora pois fui concursada recentemente...E espero contar com sua ajuda com relação as atividades...Ah! Já to copiando o texto: O fantasma adorei mesmo Obrigada!!
    Ana Cláudia Batista
    anacnbs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. adorei! uma gracinha!

    ResponderExcluir
  43. Oi ,me formo esse ano em pedagogia,e esse teu texto esta me ajudando nas aulas para o estágio.
    obrigada

    ResponderExcluir
  44. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.
    VISITE O MEU: ALFABETIZANDO COM O PROFESSOR EDMILSON PEREIRA

    ResponderExcluir
  45. Olá Profª Jeanne,

    Parabéns pelo seu Blog, ele está com um conteúdo bem diversificado e sugestivo. Adorei seus posts sobre sugestões de aula, isso muito interessante no auxílio de bom Plano de Aula.

    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  46. muito bom adorei seu blog, eu tenho um quase igual....

    sou Nathalia e tenho 10 anos estudo no quarto ano...

    ResponderExcluir
  47. Q DEUS continue t abençoando!!!!,
    Parabéns pelo sucesso do seu Blog.
    Amei!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. gosto bastante desse blog,já visitei-o outras vezes e me ajudou.Parabéns pelas sugestões.

    Professora:Bernadete costa Nunes

    ResponderExcluir
  49. Adorei o blog,sou professora aposentada,mas trabalho em casa com aulas particulares.
    tenho muitos alunos.Descobri o blog recentemente
    e estou amando abraços.


    sete lagoas

    ResponderExcluir
  50. amei seu blog,também já trabalhei com educação infantil por 10 anos e sou apaixonada pelas crianças.vou visita o blog mais vezes.um abraço

    ResponderExcluir

**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**

Jogo para treinar multiplicação.

Jogo do Fantasminha Multiplicação (6) Esta atividade objetiva  fixar a tabuada do seis , mas pode ser adaptada para qualquer tabuada, ...