"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém,
posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... e ter paciência para que a vida faça o resto.

(William Shakespeare)

EU

Desculpem-me se por ventura encontrarem erros por aqui.

Sou um ser em construção, em constante movimento de transformção e evolução.

Sou um ser humano.

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mas vale também comentar e os devidos crédidos dar.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Texto e interpretação 4º e 5º ano

TEXTO: O FANTASMA


A televisão não tinha chegado até a fazenda porque  era insuficiente energia. À noite, as mulheres se distraíam ouvindo rádio de pilha enquanto costuravam.Os homens gostavam de se reunir para conversar. O ponto escolhido foi o terreiro de café que ficava entre a casa do administrador e a Casa de D. Alzira: portanto, à distância de um grito.
Nessa noite, Falavam de fantasmas. Cada um tinha uma história, contar que ouviram, ou uma experiência pessoal que infelizmente (ou felizmente?) Não provava nada.
___Eu me lembro de um caso interessante__disse Vicentino.Os ouvintes mais se aproximaram dele. Por que será que gostamos de ficar bem juntinhos quando ouvimos estórias de fantasmas? Para melhor ouvir? Ou porque sentimos mais seguros estando bem perto uns dos outros? "Eu morava__ num sobrado na cidade e todas as noites acordava com um barulho de correntes que se arrastavam .Nada de gemidos ou gritos, nem uma palavra. Só aquela corrente que se arrastava para cá e para lá. Um mistério! Era tão impressionante que eu acordava e não conseguia mais dormir.Depois de uma semana assim, eu sempre esperando e procurando criar coragem, pensei comigo: tenho que dar um jeito nesse danado. Arranjei um um pedaço de pau, nem sei porquê, pois sabia que com fantasma não adianta usar um pedaço de pau, e que assim o barulho começou, subir devagarinho.Quando eu andava, o barulho cessava. Quando eu parava, ouvia a corrente se arrastando. "Ele" devia estar bem perto porque percebia que ia chegando gente. Abri um arranco num porta, entrei depressa e dei um grito para ver se o fantasma se assustava comigo.Sabem que deu certo? Ouvi uma voz rouca e assustadora: roc, rooc, roooc, se não tivesse tão apavorado teria rido pra valer.Bem  no meio do quarto, todo arrepiado e Trêmulo, estava ... um papagaio! O bichinho escapava do poleiro todas as noites e "assombrava" a gente passeando de um lado para outro com uma perninha corrente presa na perninha . Os  "meninos riram aliviados. Esse era o divertido fantasma.

Maria Teresa Guimarães Noronha. Férias em Xangrilá.

1) Com relação ao texto podemos dizer que ele é do gênero:
() Narrativo () instrucional / informativo narrativo () / descritivo () poético () Guia de Turismo bilhete ()

2) Leia o texto com bastante atenção e responda:

A) Qual é o fantasma da História ?__________________________________.

B) Quem contou a história? Quando um contou ?________________________.

C) Para quem ele um contou________________________________________.

D) Havia meninos entre uma roda de pessoas ou só adultos? Justifique com as palavras do texto.__________________________________________________________________________________________ Onde estavam os ouvintes da História ?__________________________________.

E) Onde aconteceu o caso do fantasma ?___________________________________.

F) O Vicentino teve medo do fantasma? () Sim () nãoJustifique uma resposta sua :__________________________________________________________________________

3) "Ele" devia estar bem perto porque percebia que ia chegando gente.O pronome grifado se refere: () uma Vicentino () ao papagaio

4) Observe a seguinte frase ". __eu Me lembro__ começou num sobrado ele__ na cidade e todas as noites ..." As palavras são faladas em destaque; () por Vicentino () pelas crianças () pelo papagaio () pelo narrador

5) Por que podemos dizer que este é um texto narrativo / descritivo._______________________________________________________________
_____________________

6) "A distância de um grito" significa: () perto () a uns cem metros. () Um duzentos metros uns. () Longe.

7) Em "nos sentimos mais seguros estando bem perto". Mais seguro significa: () presos mais. () Mais protegidos. () Econômicos.8) Em um "barulho que se arrastavam sem andar de cima". No andar de cima refere-se: () ao barulho das correntes. () Andar ao (= caminhar) do fantasma. () Ao pavimento superior do sobrado.

8) "acordava com um barulho de correntes", no texto é equivalente a: () um barulho de corrente me acordava. () Acordava quando ouvia um barulho de corrente.

9) Leia a frase: "teria rido a valer", como significam palavras destacadas: () bastante para apostar () () ganhar de verdade (para) uma aposta

10) "O bichinho escapava do poleiro todas as noites e" assombrava "a gente". Os verbos destacados estão no tempo presente, passado ou futuro ?______________. reescreva a frase passando os verbos para o tempo futuro.___________________________________________________________________.
 
11) Escreva uma frase por que com, porque e por quê :_____________________________________________________________________________
 
VOCÊ É MUITO ESPECIAL !!!!!!!!

56 comentários:

  1. òtimo seu blog..visite o meu também..

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  2. zezeazevedo66@hotmail.com30 de julho de 2010 20:51

    É um Blog de grande valia , pois sou professora do 5º ano e as vezes encontro dificuldades para encontrar textos novos e interessantes. Obrigada.

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  3. amei o teu blog!
    É muito bom encontrar coisas diferentes p/ nossos alunos. Obrigado! Noami s.Z.Piratini

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  4. CLEUSA MOREIRA DA SILVA14 de setembro de 2010 20:43

    ADOREI SEU BLOG! CONFESSO QUE IREI VISITÁ-LO MAIS VEZES. ABRAÇOS.

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  5. SEU BLOG É ÓTIMO. VALEU APENA ENTRAR.

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  6. Muito bom...obrigada....e coloquem outros textos, por favor.

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  7. Oi amei o teu blog, que bom que existe pessoas como vc, que gostam de compartilhar os conhecimentos, parabéns.

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  8. PARABÉNS! SEU BLONG É + VALEU....RITA SANTANA \AJU/SE.

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  9. GERSON CARLOS, GUARACIABA DO NORTE CEARÁ

    ADOREI O SEU BLOG. VOU VISITAR DIARIAMENTE.
    ABRAÇO!

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  10. Marcelo Donizeti de Toledo9 de fevereiro de 2011 18:07

    Ótima ferramenta pedagógica! Parabéns, continue assim!

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  11. Muito bom seu blog! Que bom que existem trabalhos dessa natureza para auxiliar outras.
    Grande abraço!!!

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  12. Sou mãe de um menino de 10 anos. Ele cursa o 5º ano do ensino fundamental. Estou sempre em busca de textos interessantes para que eu possa esta assisntindo-o em casa. Tive alguns problemas com ele na fase inicial, mas após 2 anos de acompanhamento psicopedagógico ele está bem. Graças a DEUS meu filho encontrou seu momento mágico. Mas eu não baixo a guarda nunca.Adorei o material encontrado. Obrigada

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  13. Muito bom seu blog. Gostei muito.

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  14. gostei do seu blog e da sua historia so que tem muita pergunta e minha mae mim fez copiar e respnder no caderno tudo thauuu

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  15. Muito bom seu blog, parabéns!
    Sully Martinere

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  16. OBRIGADA JEANNE. ESTA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ME AUXILIARÁ MUITO.BJOCAS.

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  17. Olá, sou professora do 4º ano fundamental e gosto de variar as atividades e adoreiiiiiii...seu espaço.PAREBÉNS...

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  18. legal,muito interessante me ajudou bastante.bjs

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  19. OI JEANNE GOSTEI MUITO DO SEU BLOG. AGRADEÇO PELO TEXTO. ESTAVA PRECISANDO. BEIJOS PROFESSORA CRISTIANY

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  20. Gostei do texto mas está cheio de concordâncias estranhas como, por exemplo ," uma perninha corrente presa na "meninos".

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  21. Preciso sempre de bons textos para estudar com meus filhos. Obrigado, Paulo Cezar Pinheiro

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  22. visitem o blog
    www.blogtudo.blogspot.om

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  23. legal iz tudinho é facil d+ parabens

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  24. OLÁ!!!
    GOSTEI DO TEXTO E JÁ ESTOU COPIANDO PARA APLICAR EM UMA ATIVIDADE.

    FAÇA UMA VISITA AO BLOG QUE CRIEI JUNTO COM UMA COLEGA.
    OBS> ACHEI ALGUNS ERROS NA ESCRITA DO TEXTO. NÃO ENTENDI O PORQUÊ?!
    http://tecnologiaemsa.blogspot.com/

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  25. Oi Jê, gostei muito do seu blog. Gostei muito também de conhecer o Luck, pois tenho a minha Mel, que é muito parecida com ele. Pena que não consegui colar a foto dela...
    Bjs.

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  26. Oi!!!
    Adorei as atividades aqui criadas por você,mas encontrei uma certa dificuldade,pois não encontrei planos de aula com objetivos especificos.Tenho dificuldades em montar,já que onde trabalho os objetivos especificos são exigidos semanalmente.
    No mais,parabéns pelo lindo trabalho em prol da educação!!!
    Nós ,professores ,sentimos falta de sites seguros e criativos onde podemos consultar sem medo!!!rsrs
    Bjss!!!

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  27. legal que bom que existe pessoas que nem voce! Não fica com os conhecimentos só pra se, mas compartilha... valeu.. blos

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  28. olha o seu blog é de grande valia pode ter certeza disso,os textos vão me ajudar bastante, já que meus alunos tem muita dificuldade de interpretação. valeu!que bom q podemos contar com pessoas assim.

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  29. Oi,Jê
    Que bom te conhecer. Estamos no mesmo barco. Lutando pelo que acreditamos: Educação com qualidade.
    Aguardo tua visita no meu blog: lucia-apasionadapelavida.
    Boa semana

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  30. OLÁ SOU PROFESSORA DA CIDADE DE CABREÚVA E GOSTEI MUITO DO SEUS TEMAS PARABÉNS

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  31. Oii, comecei a trabalhar agoora com 4°, 5° e 6° ano... Seus textos são otimos... Me ajudaram muitoo... bom fim de semana!

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  32. Seu blog me ajudou mto.Mas o q mais gostei foi dessa coisa fofa q é o Luck.

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  33. te encontrei na hora certa. Obrigada!
    bjsss

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  34. gostei bastante! obrigado

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  35. Meu alunos adoraram o texto, obrigada!

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  36. Gostei do seu textooo muito
    Valeu tava precisando mesmo dele

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  37. Oi Jeanne,sou Gisele Ximenes, professora cearense.Conhecer seus trabalhos foi, é e será sempre um verdadeiro presente. Que bom q você existe e nos auxilia mesmo de um estado tão longe.Obrigada. Feliz 2012.......Grande abraço.

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  38. Olá Jeanne, adorei seu blog, com certeza está auxiliando muitos professores. Parabéns por essa importante ferramenta de trabalho. Erilane Tianguá - Ceará.Tudo de bom para vc!

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  39. Adorei seu blog, obrigada pelas idéias maravilhosas, e parabéns!!!!

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  40. gostei e aprendi muito
    estou estudando para a prova de amanhâ (portugues)

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  41. Olá gostei do texto.Muito bom para trabalhar com os alunos. ok

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  42. Adorei seu blog, sou professora do 4° e 5° ano de uma escola do municipio de Araripina/PE
    Estou Iniciando agora pois fui concursada recentemente...E espero contar com sua ajuda com relação as atividades...Ah! Já to copiando o texto: O fantasma adorei mesmo Obrigada!!
    Ana Cláudia Batista
    anacnbs@hotmail.com

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  43. adorei! uma gracinha!

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  44. Oi ,me formo esse ano em pedagogia,e esse teu texto esta me ajudando nas aulas para o estágio.
    obrigada

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  45. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.
    VISITE O MEU: ALFABETIZANDO COM O PROFESSOR EDMILSON PEREIRA

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  46. Olá Profª Jeanne,

    Parabéns pelo seu Blog, ele está com um conteúdo bem diversificado e sugestivo. Adorei seus posts sobre sugestões de aula, isso muito interessante no auxílio de bom Plano de Aula.

    Parabéns mais uma vez.

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  47. muito bom adorei seu blog, eu tenho um quase igual....

    sou Nathalia e tenho 10 anos estudo no quarto ano...

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  48. Q DEUS continue t abençoando!!!!,
    Parabéns pelo sucesso do seu Blog.
    Amei!!!!!!!!!

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  49. gosto bastante desse blog,já visitei-o outras vezes e me ajudou.Parabéns pelas sugestões.

    Professora:Bernadete costa Nunes

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  50. Adorei o blog,sou professora aposentada,mas trabalho em casa com aulas particulares.
    tenho muitos alunos.Descobri o blog recentemente
    e estou amando abraços.


    sete lagoas

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  51. amei seu blog,também já trabalhei com educação infantil por 10 anos e sou apaixonada pelas crianças.vou visita o blog mais vezes.um abraço

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**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**