terça-feira, 13 de março de 2012

Portugues - Texto e Atividades -

O Menino e a Chuva
                               Zélia Almeida

    Juninho brincava no quintal . ele brincava com terra, pedrinhas, plantas e com seu coelhinho Branquinho.
    De repente, uma gota de água cai na ponta do seu nariz. Depois outra cai no braço. As gotas eram frias e molhavam .
    O coelho entrou correndo em sua casa.
    Juninho olhou o céu que estava escuro e cheio de nuvens zangadas.
    O vento soprou forte: zum – um –um!
    Ploft! Ploft! Ploft! Fizeram as gotas, caindo atrás, na frente, dos lados, em cima do menino.
    ___ Parece que a chuva vai molhar o mundo todo.
    Juninho falou assim e fez igualzinho ao coelho, entrou correndo em casa.
___________________________________________________________________

1)    Marque as alternativas corretas.

a)    De acordo com o texto, onde se passa a história?
(    ) no jardim da casa da avó do menino.
(    ) no quarto do colega do menino
(    ) no quintal da casa do menino

b)    Como estava o céu naquele dia?
(    ) claro e cheio de nuvens
(    ) com um lindo sol
(    ) escuro cheio de nuvens zangadas

2)    Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.


( 1 ) Escureceu e ficou cheio de nuvens.
( 2 ) Soprou forte
( 3 ) Caíram no menino
( 4 ) Imita o  coelho
(    ) o vento
(    ) o menino
(    ) a chuva
(    ) o céu


  
3)    Escreva V para alternativas Verdadeiras e F para as Falsas.
(    ) O título do texto é “A Chuva”.
(    ) Quem escreveu o texto foi o menino Juninho.
(    ) O céu estava escuro.
(    ) Juninho entrou correndo em casa.

4)    Complete:
a)    Numere os parágrafos do texto. O texto possui _____ parágrafos.
b)    O título do texto é _____________________________
c)    Escreva um outro título para o texto. _______________________

5)    Responda:
a)    Quantos personagens aparecem no texto? __________
b)    Quem são os personagens desse texto? __________________________________
c)    O que fizeram os personagens quando começou a chover?
_____________________________________________
d)    A expressão “zum – um – um !” é o barulho de que? __________________________

6)    Retire do texto:
a)    2 palavras com encontro vocálico.
b)    2 palavras com encontro consonantal. 

7)    Use o código correto para identificar:
               
  ( # )   HIATO                    ( X )   DITONGO            ( + )     TRITONGO


Coelho


Iguais


Entrou


Soprou


Frias


Depois


Enxaguou



8 comentários:

  1. gostei muito do seu blog, obrigada pelas ideias

    ResponderExcluir
  2. Oi,gosteii muito d
    seo blog...
    aquii é Marcos Vinicios
    de Colorado Paraná

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DO SEU BLOG,PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. parabéns as pessoas podem aprender mais assim ,muito obrigada por me ajudar com seu blog (eu e outras pessoas )

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog...Não se preocupe com erros, somos seres humanos. Claro, como educadores devemos estar sempre acertando, mas de vez em quando quem não erra??

    ResponderExcluir

**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**

Jogo para treinar multiplicação.

Jogo do Fantasminha Multiplicação (6) Esta atividade objetiva  fixar a tabuada do seis , mas pode ser adaptada para qualquer tabuada, ...