quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Texto, interpretação e sinais de pontuação

O Bazar da Pontuação


No tal bazar encontraram os SINAIS DE PONTUAÇÃO, arrumados em caixinhas de madeira, com rótulos na tampa. Emília abriu uma e viu só VÍRGULAS dentro.
— Olhem que galanteza! — exclamou. — Vírgulas, Vírgulas e mais Vírgulas! Parecem bacilos do cólera-morbo, que Dona Benta diz serem virgulazinhas vivas.
Emília despejou um monte de Vírgulas na palma da mão e mostrou-as ao rinoceronte.
— Essas Vírgulas servem para separar as Orações, as Palavras e os Números — explicou ele. — Servem sempre para indicar uma pausa na frase. A função delas é separar de leve.
Emília soprou o punhadinho de Vírgulas nas ventas de Quindim e abriu a outra caixa. Era a do PONTO E VÍRGULA.
— E estes, Quindim, estes casaizinhos de Vírgula e Ponto?
— Esses também servem para separar. Mas separar com um pouco mais de energia do que a Vírgula sozinha.
Emília despejou no bolso de Pedrinho todo o conteúdo da caixa.
— E estes aqui? — perguntou em seguida, abrindo a caixinha dos DOIS PONTOS.
— Esses também servem para separar, porém com maior energia do que o Ponto e Vírgula.
Metade daqueles Dois Pontos foram para o bolso do menino. Emília abriu uma nova caixa.
— Oh, estes eu sei para que servem! — exclamou ela, vendo que eram PONTOS FINAIS. — Estes separam duma vez — cortam. Assim que aparece um deles na frase, a gente já sabe que a frase acabou. Finou-se. . .
Em seguida abriu a caixa dos PONTOS DE INTERROGAÇÃO.
— Ganchinhos! — exclamou. — Conheço-os muito bem. Servem para fazer perguntas. São mexeriqueiros e curiosíssimos. Querem saber tudo quanto há. Vou levá-los de presente para Tia Nastácia.
Depois chegou a vez dos PONTOS DE EXCLAMAÇÃO.
— Viva! — gritou Emília. — Estão cá os companheiros das Senhoras Interjeições. Vivem de olho arregalado, a espantar-se e a espantar os outros. Oh! Ah!!! Ih!!!
A caixinha imediata era a das RETICÊNCIAS.
— Servem para indicar que a frase foi interrompida em certo ponto — explicou Quindim.
— Não gosto de Reticências — declarou Emília. — Não gosto de interrupções. Quero todas as coisas inteirinhas — pão, pão, queijo, queijo — ali na batata! — e, despejando no assoalho todas aquelas Reticências, sapateou em cima.
Depois abriu outra caixa e exclamou com cara alegre:
— Oh, estes são engraçadinhos! Parecem meias-luas. . . Quindim explicou que se tratava dos PARÊNTESES, que servem para encaixar numa frase alguma palavra, ou mesmo outra frase explicativa, que a gente lê variando o tom da voz.
— E aqui, estes pauzinhos? — perguntou Emília, abrindo a última caixa.
— São os TRAVESSÕES, que servem no começo das frases de diálogo para mostrar que é uma pessoa que vai falar. Também servem dentro duma frase para pôr em maior destaque uma Palavra ou uma Oração.
— Que graça! — exclamou Emília. — Chamarem Travessão a umas travessinhas de mosquito deste tamanhinho! Os gramáticos não possuem o “senso da medida”.
Quindim olhou-a com o rabo dos olhos. Estava ficando sabida demais...

Monteiro Lobato – Emília no País da Gramática –

CONHECENDO O TEXTO

1) Responda:
a) Quem é o autor do texto?
b) De que trata o texto?
c) Quais são as personagens?

2) Você sabe:
a) Para que serve a vírgula?
b) Para que servem os travessões?
c) Que sinal indica que a frase foi interrompida?
d) Qual é o sinal usado para encaixar numa frase alguma palavra ou mesmo outra frase explicativa?

3) Relacione as personagens com o que se diz sobre elas:
a) Foi Quindim quem despejou um monte de Vírgulas na palma da mão?
b) Quem foi mesmo que explicou sobre as Reticências?
c) Foi Pedrinho quem achou que Emília estava ficando sabida demais?

4) Ao abrir as caixas dos Pontos Finais e dos Pontos de Interrogação, o que Emília disse sobre eles?

5) Por que Emília chamou os Pontos de Interrogação de mexeriqueiros e curiosíssimos?

15 comentários:

  1. adorei suas atividades, parabenes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Sou professora do ensino fundamental e do Médio.
    Adorei as atividades.
    O meu Email é este
    mh-veloso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei, principalmente, as duas frases em seu blog: uma de shakespeare e outra sobre o ser humano. Creio que essas duas frases a defina muito bem, embora eu nao a conheça creio que seja simples e humilde.
    Adorei, muito sucesso.
    sou professora de lingua italiana.
    meu email: leilaita.sant@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Jeane, amei seu blog! Seu trabalho é lindo e seu blog possui muitas ideias e informações interessantes. Pelo belo trabalho que vc realiza te ofereço o selinho de aprovação (pegar no meu blog aba ofereço), o selinho aprova seu lindo blog.
    Agora que sou seguidora estarei sempre por aqui. Mil bjs
    OBS: Já levei seu link comigo.. mil bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu blog. Está excelente!!! Prof. Abadia

    ResponderExcluir
  6. Sou professora do Ensino Fundamental e atualmente atuo como coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino no Estado de Góias. Gostei muito do seu blog, em especial as frases que você utilizou. Parabéns pelo seu trabalho. Prof . Abadia

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, professora, adorei seu blog.
    Estou começando a lecionar, esta é a minha primeira turma, estou contente porque sei que existem pessoas como você que pode nos ajudar. Marlei - Santo Inácio _ Pr

    ResponderExcluir
  8. valeu me ajudou a fazer meu trabalho de recuperaçao!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog Jeane, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  10. Achei este texto muito interessante para trabalhar pontuação, pois aborda de forma lúdica.

    ResponderExcluir
  11. Oi jeanne adorei tudo bjs fica com DEUS!!

    ResponderExcluir
  12. Ame estava precisando fazer um trabalho da faculdade sobre pontuação e maravilhoso,Parabéns!
    Eu cris

    ResponderExcluir
  13. gostei muito minha aula vai ser bem criativa com esse texto!!!

    ResponderExcluir
  14. AMEI..UMA FORMA DE ENSINAR CONHECENDO DE MANEIRA SIMPLES SEU SIGNIFICADO...BEM O QUE EU PROCURAVA...BJU

    ResponderExcluir
  15. PARABÉNS PROFESSORA ,AMEI O SEU BLOG.

    ResponderExcluir

**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**

Jogo para treinar multiplicação.

Jogo do Fantasminha Multiplicação (6) Esta atividade objetiva  fixar a tabuada do seis , mas pode ser adaptada para qualquer tabuada, ...