"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém,
posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... e ter paciência para que a vida faça o resto.

(William Shakespeare)

EU

Desculpem-me se por ventura encontrarem erros por aqui.

Sou um ser em construção, em constante movimento de transformção e evolução.

Sou um ser humano.

Aqui você pode Copiar e Colar

Aqui você pode Copiar e Colar
mas vale também comentar e os devidos crédidos dar.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Texto e interpretação


Texto:
O GALO QUE LOGROU A RAPOSA

Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa desapontada, murmurou consigo: "Deixe estar, seu malandro, que já te curo..." Em voz alta:
- Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
- Muito bem! - exclama o galo. - Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... Como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorro Dona Raposa não quis saber de história, e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigo, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para a outra vez a festa, sim? Até logo.
E raspou-se. "Contra esperteza, esperteza e meia".

"(Monteiro Lobato do livro Fábulas e Historias diversas ) "

ATIVIDADES:
1 – Na frase: “E raspou-se”. Entende-se que o personagem:
(A) saiu correndo.          (C) foi embora devagar.
(B) raspou a mesa.        (D) sentou-se no tronco.

2 – O tema do texto é que o galo:
(A) bicou a raposa.          (B) logrou a raposa.
(C) recebeu a raposa.     (D) casou com a raposa.

3 – Para fugir da raposa, o galo foi empoleirar-se:
(A) num tronco.      (C) numa árvore.
         (B) num poleiro.     (D) num galo quebrado.

4 – A raposa resolveu desistir da confraternização com o galo, porque ela:
(A) tem medo de cachorros.                  
(B) ficou com medo do galo.
(C) ficou com raiva do galo.          
(D) lembrou que tinha outro compromisso.

5 – Na frase “Um velo galo matreiro, a palavra grifada significa:

(A) atrevido.      (B) asqueroso.  
(C) astuto.         (D) mavaldo.

6 – No texto, a opinião do autor é que a raposa é um animal:

(A) dorminhoco.      (B) esperto.     
(C) lento.            (D) preguiçoso.

7 – o texto é um exemplo do gênero:

 (A) carta.            (B) convite.       
 (C) fábula.          (D) receita.

8 – O texto tem por finalidade dar:

(A) uma idéia.          (B) os parabéns.  
(C) uma informação.     (D) uma lição de moral.

9 – De acordo com a imagem, o galo demonstra:
(A) acreditar na proposta da raposa.
(B) que ele vai descer para abraça-la.
(C) não acreditar na proposta da raposa.
(D) que ele já estava lá quando a raposa apareceu.

10 – O modo como o galo recebeu a notícia dada pela raposa ao pedir um abraço de paz foi:
(A) alegremente.         (B) animadamente.    
(C) apressadamente.       (D) tristemente.

11 – O galo recebeu a raposa empoleirado na árvore para:
         (A) sentir seguro.                     (B) cantar mais alto.
(C) ficar mais imponente.       (D) bicar os frutos da árvore.

12 – No trecho “... para que eles também tomem parte da confraternização...”, a palavra grifada se refere a:
(A) lobo e cordeiro.         (B) onça e veado.    (C) raposa e galinha.     (D) três cachorros.

13 – O que deu origem aos fatos narrados nesse texto foi a esperteza:
(A) do galo.         (B) da raposa.    (C) do narrador.  (D) do galo e da raposa.

14 – O que causa o humor presente no texto é a:
(A) chegada dos cães.                            
(B) novidade contada pela raposa.
(C) subida do galo na árvore.        
(D) raposa desculpar-se fingindo pressa.

15 – No trecho “... Deixe estar, seu malandro, que já te curo!...”, as aspas são usadas para marcar:
(A) um diálogo.                                      
(B) a fala de alguém.
(C) o desapontamento de alguém.       
(D) o desejo de falar de alguém.

16 – Quem narra o texto é:
(A) o galo.           (B) o narrador.   
(C) a raposa.      (D) a raposa e o galo.

Atividade Matemática p/ 4º ou 5º ano


Resolva as questões com atenção!

1 – No mês de janeiro, o supermercado “Bem Barato” comprou 48236 refrigerantes Refrecola, e o supermercado “Tem Tudo” comprou 18264 Refrescolas: Quantos refrigerantes a fábrica de Refrescola vendeu para esses dois supermercados?

2 – Sofia tem 63 anos e sua filha, 38. quantos anos sua filha é mais nova do que ela (Sofia)?


3 – Um pasteleiro fez 250 pastéis de carne e 145 pastéis de queijo. Já vendeu 158 pastéis. Quantos ainda restam para vender?

4 – Luiz quer aproveitar a promoção e comprar à prazo a televisão e a geladeira. Quanto pagará no total pelos dois eletrodomésticos?
VEJA:
TELEVISÃO: 3 parcelas de R$ 105,00
GELADEIRA: 12 parcelas de R$ 120,00


5 – No reflorestamento de uma área, foram plantados 23 filhas com 345 árvores em cada uma. Quantas árvores foram plantadas nessa área?


6 – Um caminhão transportou 432 quilos de areia em 8 viagens, todas com a mesma quantidade de areia. Quantos quilogramas foram transportados em cada viagem?


7 – Calcule e tire a prova real:

a) 14.348 x 5 =
b) 73.279 x 3 =
c) 6.935 : 15 =
d) 8.340 : 50 =


8 – Quais números abaixo são múltiplos de 3?
Calcule para responder.

(     ) 23                           (     ) 18                       (     ) 21          

(     ) 32                          (     ) 27