segunda-feira, 17 de maio de 2010

Riquezas de Minas Gerais/ Texto Informativo

As Riquezas de Minas Gerais


Portugal exigia e explorava muito do Brasil.
Naquela época e ainda hoje eram cobrados muitos impostos. Grande parte de tudo que era retirado daqui ia para o rei de Portugal. Era a quinta parte de toda riqueza retirada das terras brasileiras, por isso o imposto recolhido era chamado de QUINTO.
Para garantir a cobrança dos impostos, foram criadas casas de fundição, onde o ouro era derretido e transformado em barras com a marca (brasão) do rei.
Em 1729, descobriram diamantes também em Minas Gerais, num arraial chamado Tijuco, hoje, conhecido como Diamantina. Nesse arraial foram encontradas muitas riquezas que foram levadas ao rei de Portugal e seus contratadores.
O contratador era um representante do rei na região.
No arraial do Tijuco tinha o contratador, João Fernandes de Oliveira. Conta a história que ele se apaixonou por uma escrava, Chica da Silva, que teve participação marcante em nossa história.
A casa de Chica da Silva existe até os dias de hoje e abriga parte da história de Minas Gerais e é visitada por muitos turistas.
Mas não são só as pedras preciosas que fizeram e fazem parte das riquezas de Minas Gerais, tudo que é bonito, arte, é também uma riqueza.
O Estado de Minas Gerais,possui lagos, serras e grutas, que abrigam belezas naturais. São algumas grutas: Gruta de Maquiné, em Codisburgo, Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa.
A nossa história é retratada em livros pinturas, fotos, objetos, documentos e outros. Há ainda os museus e cidades históricas que preservam casas, igrejas, palácios, estátuas e muitas outras obras de arte.
Um dos maiores escultores brasileiros foi Aleijadinho, que aqui em Minas Gerais fez obras em barro que resiste ao tempo, e podem ser vistas até os dias de hoje.

8 comentários:

  1. que historia legal agora eu amo minas gerais kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. vlw presiso disso pq vai pro meu traalho '-'

    ResponderExcluir
  3. aii numa boa sou lah de pernambuco tem mt orgulho de se nordestino+cara qnd eu vejo comercial da globo em minas gerais cara eu fico besta de tnts paisagens de tantas riquezas que DEUS nos deu e que mt de nois não sabemos aproveitar.

    ResponderExcluir
  4. olá! eu sou daqui de minas e é muito bom aqui ! vem vc tambem conhecer vamos ficar muito agradecidos com sua presença !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. adorei o texto! é demais

    ResponderExcluir
  6. D+! EU TB PRECISAVA PARA UM TRABALHO

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de deixar uma importante observação sobre as obras de Aleijadinho. O material usado em suas belíssimas obras são pedra-sabão,denominação popular, ou esteatito denominação geológica, e também em quartzito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Eu moro em uberlandia,em Minas,mas eu não conheço nada sobre a qui nesta regiao,e o meu professor pediu pra fazer um texto das belezas de minas,e como eu nao sei(sabia até ler)eu fiz um pequeno texto baseado no seu.Muito Obrigada mesmo. ;)

    ResponderExcluir

**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**

Jogo para treinar multiplicação.

Jogo do Fantasminha Multiplicação (6) Esta atividade objetiva  fixar a tabuada do seis , mas pode ser adaptada para qualquer tabuada, ...