domingo, 16 de maio de 2010

O Planeta Terra/ Texto Informativo

O Planeta Terra

    A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol. É o quinto maior e mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. A Terra também é chamada de Mundo ou Planeta Azul.
    A Terra tem a forma arredondada, a forma de esfera, porém é achatada nos pólos.
    Abrigo de milhões de espécies de seres vivos, que incluem os humanos, é o único lugar no universo onde a existência de vida é conhecida.
    Mas nem sempre foi assim ao longo de sua formação o planeta possuiu diferentes características houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, muito quentes.
    A formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.
     Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra.
     Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, assim o surgimento da vida no planeta.
     A Terra é classificada em três tipos de camadas. De forma simplificada, a Terra é formada por uma camada externa, a Crosta Terrestre, um Manto viscoso e um Núcleo na parte mais interna.
     A camada externa é denominada de crosta terrestre. A maior parte da crosta terrestre é coberta de água, é a HIDROSFERA, e a parte não coberta por água são os CONTINENTES e numerosas ILHAS.
     O manto é uma camada essencialmente viscosa, composto por substâncias ricas em ferro e magnésio, apresenta temperaturas um pouco elevadas. O Manto fica entre a Crosta e o Núcleo da Terra.
    O núcleo é a camada mais interna do planeta. As temperaturas nessa camada são extremamente altas.
                                                                    

11 comentários:

  1. Adoro esse blog,pois ele senpre me ajuda nas pesquisas escolares, o texto do planeta terra foi otimo e tirei varias partes dele e meu texto fico perfeito !!

    ResponderExcluir
  2. esse blog me deu informaçoes de tudo

    ResponderExcluir
  3. esse texto me ajudou muito ele fez eu tirar dez na lição escolar

    ResponderExcluir
  4. nossa esse blog é terceiro melhor que eu ja vi muito daora kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Amei teu blog! Tambem sou professora.Parabens pelos documentos contido aqui. Me ajudou a encontrar um texto legal para passar para meus alunos.

    ResponderExcluir
  6. marinaluizatb@gmail.com17 de abril de 2012 às 19:15

    adorei tenho trabalho de português,historia, matemática,geografia que foi esse que fis agora sobre planeta terra e todos esses trabalhos foi feito nos seus blogs menos o de historia eu ainda não fiz

    meu nome e marina luiza todo bom
    minha idade e 9 anos vou faser 10 esse ano no dia 5 de outubro
    xau

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo blog !! acabei de fazer meu trabalho aki.. espero tirar nota máxima

    ResponderExcluir
  8. eu achei muito bom interençate e explicadivo

    ResponderExcluir
  9. É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO O BLOG,ASSIM QUE ABRIU A PAGINA EU GOSTEI, O FORMATO AS INFORMAÇÕES CLARAS MUITO BOM VOU ESTA SEMPRE VISITANDO.

    ResponderExcluir

**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**

Jogo para treinar multiplicação.

Jogo do Fantasminha Multiplicação (6) Esta atividade objetiva  fixar a tabuada do seis , mas pode ser adaptada para qualquer tabuada, ...