quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mais uma sugestão de atividadede avaliativa de Português 3º ou 4º ano

1) Leia:
Como Nasceram as Estrelas
Clarisse Lispector

    Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca pisca.
Mas é erro. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.
   Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam,guerreavam. Mas
nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes dormiam roncando. E a comida? Só as
mulheres cuidavam do preparo dela para todos terem o que comer.
    Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres?
O seguinte: sem medo, enfurnaram-se na mata, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam
verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca. Mas só encontravam espigazinhas murchas e
sem graça.
     ___ Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças)
Curumim dá sorte.
     E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira
da floresta um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher
espigas. Mas os garotinhos também colheram muitas, fugiram das mães, voltaram à taba e
pediram para a avó que fizesse bolo de milho.
     Os curumins se encheram de bolo, que logo se acabou. Com medo das mães, chamaram
os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu. Quando as índias voltaram, ficaram
assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, então, subir atrás dos meninos e
cortar o cipó embaixo deles.
     Aconteceu então uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram
no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar
para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em gordas estrelas brilhantes.

2) Responda de acordo com o texto.
a) Quem participa da lenda contada?
__________________________________________________________
__________________________________________________________
b) Por que as mães índias foram para a mata?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
c) Quem ajudou as mães índias na mata a acharem o milharal?
____________________________________________________________
d) Por que os curumins voltaram para a taba escondidos?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
e) Por que os indiozinhos curumins amarraram um cipó no topo do céu?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
3) Como era a vida na tribo? Escreva o que faziam os índios e as índias.
_____________________________________________________________
4) As índias foram para a mata.
a) Como era a mata? __________________________________________
_________________________________________________________
b) Onde os curumins encontraram o milharal? ______________________
___________________________________________________________
c) Por que você acha que o milho era importante para a tribo?

___________________________________________________________
5) Como os curumins fizeram para amarrar o cipó no topo do céu?

( ) Pediram ajuda as estrelas.
( ) Pediram ajuda as mães.
( ) Pediram ajuda aos colibris.

6) Quem conta essa lenda?______________________________________
Por que a lenda se chama: Como nasceram as estrelas? ____________
__________________________________________________________

7) Acentue corretamente as palavras. Não se esqueça, use somente os acentos ( ´) agudo e ( ^ ) circunflexo.
cha - bebe - pe - xicara - ingles - robo - onibus -
lampada - ceu - musica - picole - voce - domino -

8) Leia a estrofe:

Olha só o rinoceronte,
Irritadiço e grandão.
Ele fica tão furioso,
Que perde até a direção!
                                      Maiti Frank

a) Circule as palavras com til.
b) Sublinhe as palavras com cedilha.
c) Copie as palavras com til e cedilha.
____________________________________________________

9) Complete com C ou Ç e separe em sílabas.

a___ ucareiro - _____________________________________
endere___o - _______________________________________
___egueira - _______________________________________
a___essório - _______________________________________
aben___oar - _______________________________________
pa___ien___ia - _____________________________________

10)Retire do texto:
a) 2 palavras oxítonas - ____________________________________________
b) 1 palavra monossílaba - _______________________
c) 1 palavra separada por hífen - ________________________________
d) 1 palavra proparoxítona - ________________________________
e) 2 palavras com dígrafos - ________________________________________
f) 1 palavra com encontro consonantal - ____________________________

8 comentários:

  1. Adorei as sugestões de atividades, principalmente as avaliações.

    ResponderExcluir
  2. Oi,adorei seu blog.Peguei uma turma de 5ºano agora,perto da prova brasil e estou preocupada,
    suas atividades vão me ajudar muito,tenho experiência com educação infantil,trabalhei com alunos maiores a bastante tempo atrás e algumas substituições por poucos dias.Desta vez será o resto do ano.Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela ajuda! Adorei a atividade!

    ResponderExcluir
  4. Oi eu adorei o seu blog. me ajudou bastante. abraços!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu blog me ajudou bastante. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Anônino disse:Adorei sua sugestão de atividade !Era o que eu estava procurando para desenvolver em minha turma.Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu blog!É legal encontrar alguém que faz um trabalho que combine com o nosso.Obrigada

    ResponderExcluir
  8. obrigada por nos ajudar com esta sugestão. um abraço...

    ResponderExcluir

**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**

Jogo para treinar multiplicação.

Jogo do Fantasminha Multiplicação (6) Esta atividade objetiva  fixar a tabuada do seis , mas pode ser adaptada para qualquer tabuada, ...