1) Leia:
Onçalina acordou com sede. Pudera! Havia tido um sonho horrível durante a noite, mas não conseguia se lembrar de nada.
Foi até a lagoa beber água... só que quando viu sua imagem refletida, deu um miado assustado!
- Quem pegou minhas pintas? Sumiram todas!
Onçalina deitou e começou a miar bem alto, de raiva.
- Oh, dor! Que infelicidade! Nunca mais vou ser a mesma... Ninguém vai ter medo de onça sem pinta, pensava a caminho da árvore da coruja.
Acordou a doutora com um miado meio fraco:
- Me ajude, coruja. Posso estar muito doente. Deitei pintada e acordei despintada!
- Hum... parece um caso de despintite. Tenho um remédio bom para isso.
Deu à onça umas folhas bravas do mato, pintadas de preto e falou:
- Coma essas folhas, dê cinco pulos, dois espirros e um miado.
Onçalina comeu as folhas, deu os pulos, espirrou miautchim, miautchim, mas...
- Nada, doutora! - suspirou chateada. Nem uma pintinha.
- É pena, mas não posso fazer mais nada - consolou a doutora coruja.
Estava cansada e desanimada. Deitou debaixo de uma árvore e resolveu dormir ali mesmo. Era uma vez uma onça pintada, resmungou.
Quando acordou, levou um susto! No seu corpo pelado havia pintas de todo jeito, de todo lado.
Os bichos estavam todos ali olhando para ela.
- Resolvemos ajudar você. Cada um dos bichos colocou em você um pouco de suas pintas. Agora você está pintada de novo.
Onçalina nem sabia como agradecer.
- Vou dar uma festona para todo mundo, porque agora somos parentes... temos pintas em comum!
Telma Guimarães Andrade
Responda:
a. Quem é o personagem principal da história?
b. Por que Onçalina deu um miado assustado quando foi beber água?
c. Em que lugar acontece a história?
d. Quem Onçalina procurou para ajudá-la?
e. Como os bichos conseguiram ajudar Onçalina?
2. Complete as palavras com as letras g ou j:
ti ___ elinha su ___ eira contagi ___ oso
___ elo laran ___ eira di ___ estivo
al ___ emado colé ___ io lo ___ a re ___ eição
3. Leia e reescreva o texto, corrigindo as palavras erradas:
No encontro de conhecidos cientistas que acomteceu na nosa cidade, o último a falar foi o Dr. Klim. Todos ficaram surpresos quando ele contou que descobriu um grande esqueleto de dinosauro, de mais de mil anos, enterado perto das momtanhas Kwin.
Esa descoberta fes com que muitos curiosos fossem visitar as montanhas, porque queriam ver os restos do dinossauro.
4. Passe as palavras abaixo para o feminino:
a) Boi
b) Aluno
c) Traidor
d) Professor
e) Engraçado
f) Irmão
g) Leão
h) Doutor
i) Cão
j) Ator
5. Passe as palavras do singular para o plural:
a) feliz
b) coração
c) voz
d) alemão
e) azul
f) macaco
6. Dê o feminino ou o masculino de:
a. Francês:
b. Chinês:
c. Princesa:
d. Inglês:
7. Circule e escreva os adjetivos das frases abaixo:
a. Carol era muito criativa em suas atividades.
b. Aquele cachorro esperto brinca com todos.
c. As rosas do jardim são delicadas e perfumadas.
d. Paulo tem uma personalidade imprevisível e generosa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Jogo para treinar multiplicação.
Jogo do Fantasminha Multiplicação (6) Esta atividade objetiva fixar a tabuada do seis , mas pode ser adaptada para qualquer tabuada, ...
-
1) Leia o texto com atenção. Ministério da Saúde lança campanha sobre consumo abusivo de bebidas alcoólicas O Ministério da Saúde lan...
-
A entoação é um elemento muito importante da frase falada, pois nos dá uma ampla possibilidade de expressão. Dependendo de como é dita, uma ...
-
Você PODERÁ usar para colocar em capa de caderno ou para fazer ponteira p / lápis!! O Molde tem duas opções de cabelo p / menina, escolha...
parabéns, a educaçao brasileira precisa de professores iguais a você.
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog!!
ResponderExcluirTambém sou profe e adorei as atividades!!!
Boa noite!
ResponderExcluirEu sou professora do 2 ano fundamental I.
PARABÉNSpelo blog...
abraços...
Eliene Siqueira
Novo Oriente-CE
Olá, muito bom seus textos.....amei
ResponderExcluirOi Jeanne!
ResponderExcluirEstava procurando um texto sobre a solidariedade.Adorei o que encontrei em teu blog. Parabéns pelo teu comprometimento com a educação!