"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém,
posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... e ter paciência para que a vida faça o resto.

(William Shakespeare)

EU

Desculpem-me se por ventura encontrarem erros por aqui.

Sou um ser em construção, em constante movimento de transformção e evolução.

Sou um ser humano.

Aqui você pode Copiar e Colar

Aqui você pode Copiar e Colar
mas vale também comentar e os devidos crédidos dar.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Avaliação Português 5º ano

PROVA DE PORTUGUÊS - 5 º Ano do Ensino Fundamental /


Texto I

A FLORESTA DO CONTRÁRIO

Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então chega o homem, vai destruindo derruba, como árvores, começa a construir prédios, casas, tijolo muito com tudo e também concreto.E poluição. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, bem poluídas dessas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram aquela sujeira toda explusar e instalaram se no lugar. É o que se poderia chamar de vingança da natureza, foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, todas as flores beijocando-alias, um assanhado bem Colibri, flor passava por ali, um beijão ele já sapecava. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram um engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de ficar se. Só que o Nan não podia, sem demora precisava partir. Foi se despedir do Colibri, mas ele já estava namorando apertado Uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.

(Fragmento do livro "Em busca do tesouro de Magritte.)

Texto II

CIMENTO ARMADO

Batem estacas nenhum terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
Como Goiabeiras Parque do Velho
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um novo prédio de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no Parque Velho
De Goiabeiras
De roseirais.
Batem estacas nenhum terreno morto.
Século Vinte ...
Vida de aço ...
Cimento armado!

Batem estacas
No novo prédio de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor

************************************************** ***************

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1) Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto ABORDADO nos dois textos é:

() A devastação e destruição da Natureza caused pelo homem.
() A preservação dos recursos naturais.
() Nenhuma das alternativas anteriores.

b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:

() No primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no texto segundo os pássaros e as rosas SOFREM uma consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
() No segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas SOFREM uma consequência da construção de mais um prédio de dez andares.

c) para "expulsar toda aquela sujeira" e instalarem se no seu lugar, como árvores Tiveram que lutar. Uma parte do texto que confirma o fato de Certas árvores conservarem os sinais de sua luta é:

() "Todas as florestas existem antes dos homens."
() "Algumas chegaram árvores inteiras um engolir casas, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro."

d) No texto II, o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em:

() "Um prédio de dez andares."
() "Terá seu corpo de cimento armado."

e) O poeta se Refere uma pássaros presos, Terraços tristes, porque:

() Os terraços são pintados de cinza e preto.
() Os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, como pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.

2) Escreva certo ou errado de acordo os textos com:

a) No texto II, o autor utiliza a palavra Enraizado "como se o prédio fosse uma árvore. (______________)
b) No Goiabeiras e conservados os roseiras foram Após a construção do prédio novo. (_________________)
c) No texto que a história é fato real, enquanto que no texto II e imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (_______________)
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, árvores consideraram como uma vingança da natureza. (____________)
e) Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I. (____________________)
************************************************** ********

- GRAMÁTICA

1. Em que conjunto a letra x representa o mesmo fonema?

um tóxico) - taxativo
b) Enxame - inexaurível
c) Táxi - taxar
d) intoxicado - exceto
Têxtil e) - Êxtase

2.Não são paroxítonas as palavras:

uma salada) - varanda - tarde d) amanhã - última - perdão
b) Escada - Leite - Senhora e verdade) - Presença - Janela
c) violetas - brigas - mesa

3.Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:
um flui)-do, sa-guao, dig-no
trans b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal,-pa-ren-te
c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo
d) ins-tru-ir, um te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-um
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô

4.Assinalar uma alternativa em que todas as palavras estão separadas CORRETAMENTE:

Mas um)-sa, i-gu-al, miu-da
b) Cons-truir, igual, cri-ei
c) Cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
d) Me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-co-es

5.De De acordo com uma separação silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?

a) as-as-ssi-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-nha-Tomi, em-fan-cia

6.Classificou-se, CORRETAMENTE, o grupo vocálico da palavra dada em:

um caótico) - ditongo nasal
b) série - ditongo decrescente
c) estóico - ditongo Crescente
d) Viúva - hiato
e) pequei - tritongo

7.Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
um táxi) - juri - gás
b) ritmo - amor - lapis
c) chines ruim - - Jovem
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - abacaxi - molestia

8.A única alternativa em que nenhuma palavra DEVE ser acentuada graficamente é:

um preto) - orgão - seres
b) atras Medo - - Garoa
c) item - nuvem - erro
d) juri Governo --odio
e) tatu - cores - carater

9.Em conjunto que todas as palavras são oxítonas?

um exame)-xale-exceção
b) Chapa-cachecol - Próximo
c) nariz-bombom - Urubu --
d) caju-Caderno-lápis
e) trouxe-texto-léxico

10. Assinale a alternativa em que há erro de acentuação gráfica de acordo com a nova ortografia:

café) - Baú - ônibus
b) Coréia - Idéia - enjôo
c) relâmpago - egoísta - Contém
d) órgão - lápis - BOTÃO
e) concluí além --túmulo - médium

11) São epicenos Considerados todos os substantivos:

uma cobra)-jacaré-pernilongo
b) leão-onça-girafa
c) gato-coelho-cachorro
d) avestruz cavalo-boi
e) sabiá-coruja-Bode

12) Assinale o conjunto em todas as palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:

um estudante), dentista, motorista
b) cadáver, mulher, sabiá
c) indígena, colega, pianista
d) Jornalista, estudante, artista


13) São sobrecomuns apenas os substantivos:

um dentista)-colega-jornalista
b) testemunha-indivíduo-vítima
c) cliente-artista-aranha
d)-estudante-professor indígena

14) Assinale verdadeira uma sentença:

uma Todas) como proparoxítonas são acentuadas.
b) As terminadas em i ou u que não Sejam Acompanhadas de hiato são oxítonas acentuadas.

c) As paroxítonas terminadas em a, e ou o São acentuadas.
d) As oxítonas terminadas em i, u, é, ou nos iz São acentuadas.
e) Nem todas as proparoxítonas são acentuadas.

15) Complete as frases com por quê, por quê, porque ou porquê:

___ ____________ Não foi à faculdade? ___

Não fui à faculdade ________________ não quis.___

Eu queria saber o _______________de você faltar tanto às aulas.

___ Você está gritando _________________?

___Eu Me com você proecupo. ___________________, Não posso?

___ Não se preocupe tanto, ____________________ já sou Capaz Um homem e reponsável.

************************************************** ************************************

ORTOGRAFIA
1) Complete com as palavras da ESA ou EZA:

.............. um queixo) b) ............ limp c) nobr ........... 3)

2) Complete com isar ou izar:

a) .......... civil b) .......... al c) revi .......... ............. valor d)

3) Complete com ex ou ES:

a) t. .... a b) c cola ............) ........ periência d) .......... plosão

4) Apenas uma entre as demais palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma correta:

um estádio)-escola-estração ------------------------------------------
b) péssimo-vasoura-Assunto -------------------------------------------
c)-Desca-cresça aparesça ------------------------------------------- ---
d) excelente, excepcional-excência ------------------------------------

6 comentários:

  1. gostaria que voce deixasse o gabarito da avaliação no meu site- nilzaribeiro2007@hotmail.com

    está avaliação esta de parabéns

    ResponderExcluir
  2. que legal adorei seu blog....bjimm,vou continuar sempre te visitando.eliane brito

    ResponderExcluir
  3. Oi,tudo bem.

    Também gostaria que voçê enviasse o gabarito para mim,preciso dele URGENTEMENTE.

    wr8685288@gmail.com ou williamrss@simonsen.br


    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Jeanne, parabéns pelo blog. Ele contribui muito para complementar nosso planejamento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas, são muito úteis em minhas aulas. Bjus

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM...
    QUERIA QUE VC ENVIASSE PARA MIM MAIS MODELOS DE PROVAS...
    GOSTEI MUITO!
    ABRAÇOS
    heteiaborges@hotmail.com

    ResponderExcluir

**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**